12 de julho de 2010

Top de Qualquer Dia - Os maiores furos da Copa

Não vou esperar até quinta para liberar esse top... a Copa já morreu e até quinta estará enterrada como assunto de discussão. Então estou adiantando a postagem e trazendo enquanto estão frescas as bobagens ditas na copa pelos narradores e comentaristas da TV. Desde os trocadilhos infames da dupla Milton Leite e Maurício Noriega, do SporTV, às informações de duvidosa relevância dos comentaristas da Globo, aí estão as 10 maiores besteiras e enganos cometidos na transmissão da Copa.

#10 - Jogo Alemanha x Inglaterra, oitavas de final. O atacante Klose volta a jogar após ser expulso e cumprir supensão. O narrador (não anotei quem) sai com essa: "Estão tentando mandar a bola para o Klose que gosta de fazer gol em Copa do Mundo..." E eu me pergunto: que jogador não gosta de fazer gol em Copa?

#9 - Gana x Alemanha. Milton Leite narrando: "Boateng vai ali para recuperar a bola para a seleção... (ele para, pensa: ganesa? ganense? ganenha? desiste) ...de Gana".
 
#8 - A Espanha ganhou a Copa. Paul, o Polvo Profeta, acertou de novo e ganhou de Paulo Roberto Falcão o seguinte reconhecimento: "A voz do polvo é a voz de Deus".

Triste é saber que ele entende mais de futebol que a gente

#7 - Jogo Holanda x Brasil. O jogo estava sofrível e o resultado foi desatroso, mas nada tão ruim quanto a "curiosidade" apresentada pelo Casagrande: "A Holanda, todas as vezes em que não foi eliminada, chegou à final da Copa". UAU! Isso é que é retrospecto! Ela não foi eliminada e chegou à final! Eu tenho uma informação mais completa pra você, Casagrande: não só ela chegou à final todas as vezes que não foi eliminada, como todas as vezes em que ela não conseguiu chegar à final foi justamente por ter sido eliminada! Que coincidência, não? Será que é karma?

 #6 - Tríplice coroa para o jogo Holanda x Eslováquia nas oitavas. Narração de Milton Leite / Noriega. O meia eslovaco Kucka faz uma falta num jogador holandês. Comentário do Noriega: "Bem que avisaram, cuidado com o Kucka que o Kucka vem pegar". Milton narrando os preparativos para uma cobrança de falta levantada na área: "O juiz chega ali, dá uma bronca nos jogadores, fala: 'não quero saber de empurrão, beliscão, puxão de cabelo'... o Roben fala: 'pra mim não tem problema que eu não tenho cabelo'". E, pra finalizar, Eslováquia quase eliminada, um dos dois solta a pérola: "A Eslováquia foi pro brejo".

#5 - Alguém deveria avisar aos narradores que não é necessário narrar tudo, tudo. Algumas coisas, como a torcida, podem ficar sem comentário. Alemanha x Inglaterra, a imagem mostra um torcedor inglês, com uma garrafa de cerveja na mão e uma câmera. Lá vai a narração: "O torcedor inglês fotografa, bebe sua cerveja, e acredita". Mas nada como a pérola de Milton Leite no jogo Gana x EUA: após o gol que eliminaria os EUA, a imagem na TV mostra uma torcedora americana com um daqueles óculos enormes de lente amarela. Milton Leite ataca: "A torcedora americana não acredita no que está vendo! Até porque deve estar vendo tudo amarelado com aquele óculos ali".

#4 - Da categoria "trocadilhos infames com nomes de jogadores". Outra do jogo Gana x Alemanha, na primeira fase: "Entra para a seleção de Gana o Adiyiah... acho que essa entrada não vai adiar a decisão...". No mesmo jogo, entra para a Alemanha o jogador Kroos. O comentário: "Esse deve cruzar bem para a área, se fizer jus ao nome". Mas nada supera o jogo do México x Argentina nessa categoria:
"- Erra o passe Torrado... o Torrado está torrando a paciência de todo mundo com esses erros...
 - A mesma coisa o Guardado, que não guardou nada para o segundo tempo, está péssimo no jogo."
Mais tarde: "E vai entrar na seleção mexicana o Franco... ele que só fala a verdade, não conta mentira pra ninguém..."

#3 - Trecho do jogo Austrália x Gana (porque é sempre nos jogos de Gana?), acho que era a dupla Milton/Noriega, mas não tenho certeza:
Narrador: "Aí está o zagueiro australiano Moore... será que ele é parente do Roger Moore?"
Comentarista: "É, tava precisando chamar o 007 nesse time da Austrália, que a coisa está feia."
Narrador: "É a grande família Moore..."

#2 - Logo na primeira rodada da Copa, a imagem mostrou um torcedor argentino com uma garrafa de cerveja na mão. Arnaldo Cesar Coelho se indigna: "É uma questão de segurança! Aqui se vende cerveja, e se entra com garrafa de cerveja pra dentro do campo. A imagem mostrou agora há pouco!" Alguns segundos de silêncio depois, vaza a voz do Casagrande tentando falar em off: "É de plástico... eu peguei!" Nem Arnaldo nem Galvão desfizeram o engano, que você pode conferir no vídeo abaixo (a partir dos 30 segundos):


#1 - O que pode ser pior que um repórter que só quer aparecer não dá nenhuma informação útil, e só repete o que já foi dito? Um repórter que, além de só repetir uma informação, ainda dá um furo e aparece do jeito errado... foi o que fez o repórter do SporTV no jogo Itália e Nova Zelândia, ao tentar repetir a informação, dada no início da partida, do motivo da Itália estar jogando de luto. Diálogo entre o repórter e o narrador:
" - ...só repetindo para o torcedor que está chegando agora, acordou tarde, é domingão no Brasil...
  - É domingo no mundo inteiro hoje.
  - (pausa) É, pois é... (pausa) ...mas a informação é que..."
Sacanagem do narrador também, podia ter deixado passar batido a bobagem do colega.

_________________________________________________________________

Outros comentários: uma das poucas "bolas dentro" dos narradores aconteceu no jogo EUA x Argélia. Jogo nervoso no final, os torcedores tensos. A imagem gerada pela FIFA mostra ambas as torcidas de EUA e Argélia apreensivas, quando o narrador repara: "se os torcedores estão aí preocupados, quem é que tá tocando vuvuzela?

Por falar nas imagens da torcida, se a FIFA quiser fazer essa montagem "cinematográfica" nas transmissões da Copa de 2014, tentando captar a alegria, tensão ou decepção dos torcedores, vai ter que parar de mostrar a imagem deles no telão. Não importa o quão aborrecido o torcedor estivesse, era só se ver no telão para dar pulos de alegria.

E, pra finalizar, divulgou-se a informação de que Lionel Messi, melhor jogador do mundo em 2009 e grande decepção nessa Copa, só foi "descobrir" a banda Oasis durante a Copa, graças a um dos colegas de seleção. Depois de saber que Noel e Liam Gallagher se separaram e acabaram com a banda, disse que se a Argentina fosse campeã, ia querer o Oasis reunido pra tocar na festa de comemoração. Mas argentino é muito convencido mesmo! Além de se achar o campeão antecipado, ainda se acha importante o suficiente pra suplantar os ataques de estrelismo dos irmãos Gallagher...

Update: eu tinha me esquecido desse... a página inicial do Yahoo!, durante a copa, ao juntar imagens num quadro que direcionava para galerias de imagens sobre a Copa, aparentemente sem querer fez uma montagem comprometedora do zagueiro espanhol Piqué junto à musa paraguaia Larissa Riquelme...


Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br