23 de abril de 2010

Playlist #4

Não sei de onde veio isso. Não lembro o que eu estava procurando na internet quando caí numa pasta do 4shared cheia de músicas bregas, há umas três semanas. Até então, eu pensava ser um daqueles caras que escutam música brega só pra rir delas, mas, ouvindo aquelas músicas, eu percebi que realmente gosto de toda a cafonice.

É claro, é preciso diferenciar música brega de música ruim. Tem brega que é apenas ruim (miseravelmente ruim, e pior ainda por ser brega), mas existem músicas e artistas que foram menosprezados e praticamente esquecidos apenas por serem bregas, mas não necessariamente ruins. O que é uma tremenda injustiça: existem artistas ruins em qualquer segmento musical, mas os bons artistas são sempre reconhecidos. Apenas os bregas são espinafrados, independentemente da qualidade musical.

Esta minha seleção reúne alguns artistas bregas que eu acho que podem ser considerados "gênios com mau gosto" (como Roberto San, Luizito Gemma e Evaldo Freire), gênios mal compreendidos (Odair José, o Mestre!), e algumas coisas curiosas. Não tem jeito que dê jeito é algo inclassificável. Se ainda existe amor eu tenho quase certeza que é versão de uma música do Elvis (não lembro qual, me ajudem), e a letra é do Raul Seixas (que aliás trabalhou como produtor nos dois primeiros discos do Odair José, se não me engano). E a misteriosa "Faixa 11" (que, apesar do nome, está na vigésima posição da lista), que não consegui descobrir o nome, o cantor, ou qualquer coisa relacionada a ela. De modo geral, a seleção considerou a unidade das músicas: não apenas o som, mas também os temas, o estilo de cantar e o vocabulário são pequenos excertos do universo dos cabarés populares, redutos da mais fina cafonice. Afinal, no peito dos boêmios sem cacife pra se reunir com a patota intelectual de Ipanema que tocava Bossa Nova também bate um coração.

Playlist #4 - Pérolas do Brega

1. Ronaldo Adriano - Eu quero ver
2. Reginaldo Rossi - Mon amour meu bem ma femme
3. Elino Julião - Meu Cofrinho de Amor
4. Odair José - Esta noite você vai ter que ser minha
5. Odair José - Vou morar com ela
6. Odair José - Cade Voce
7. Odair José - Vou Tirar Voce Desse Lugar
8. Odair Jose & Diana - Meu lamento
9. Baltazar - Se ainda Existe Amor
10. Abílio Farias - Vou Fechar O Cabaret
11. Roberto San - Mulher e cerveja
12. Evaldo Freire - Não Terás Perdão
13. Evaldo Freire - Tudo Acabado
14. Evaldo Freire - Vou Beber Até Morrer
15. Luizito Gemma - Faça de conta que morri
16. Luizito Gemma - O Desquite
17. Raimundo Soldado - Nao Tem Jeito Que De Jeito
18. Nilton Cesar - A Namorada que Sonhei
19. Genival Santos - Coração de Plástico
20. "Faixa 11" - Artista Desconhecido (parece ser Luizito Gemma, mas não dá pra ter certeza)

Um comentário:

Diogo de Lima disse...

Ah, e é recomendado um equipamento com boa reprodução de graves. Boa parte da qualidade musical a que me refiro está na força das linhas de baixo e no ritmo da percussão. Música brega também tem groove!

 
BlogBlogs.Com.Br