9 de abril de 2010

A História da Arquitetura e das Artes Através da Natureza

A BBC produziu, não sei quando (porque essas coisas costumam demorar horrores pra chegar até aqui. Talvez pela insistência do Discovery Channel em dublar todos os programas (daquele "jeitão Discovery" de dublar as coisas (que, aliás, faz tudo soar engraçado (melhor eu começar a voltar, já estou na quarta camada dos parênteses)))) um documentário chamado Vida. 

É mais um daqueles documentários com imagens impressionantes sobre a vida animal. A diferença é que este foi captado em alta definição. Como o sinal  da Discovery não é em alta definição, não há diferença. Aliás, descobri agora, depois de fuçar um pouco, que o sinal da tv a cabo é pior que o sinal digital da TV aberta. Pra ver TV em HD, vc tem que contratar os canais HD. Agora, alguém me explica porque deveríamos comprar algo que já deveria estar (e está) sendo oferecido de graça? É interessante que canais como o Discovery, em vez de procurar melhorar sempre o serviço, deixem o canal ficar obsoleto, para poder vender o DiscoveryHD como grande vantagem ou novidade, sendo que é apenas uma atualização tecnológica obrigatória. 

É assim, você leva a sua esposa em trabalho de parto ao hospital, e é informado que, ao pagar o preço regular pelo atendimento, tudo o que vc consegue é uma parteira, uma bacia de água quente e um lençol no corredor. Pra ter direito a um obstetra minimamente qualificado e uma maca, você tem que contratar o serviço do HospitalHD. E eu estava escrevendo isso pra soar absurdo, mas me lembrei que o caso do hospital acontece mesmo... e eu reclamando da TV HD. Mas divago.

Finalmente voltando ao assunto, assistindo o episódio de hoje (sobre peixes), comecei a pensar em todas aquelas aulas de história da arte que tive na faculdade, e como cada animal pode ser associado a um estilo ou período específico. Como hoje é dia de lista, sem muito critério e me deixando levar apenas pela lembrança nem sempre muito precisa das aulas, escolhi os meus representantes de cada período. Não é exatamente um top, mas aí vai - sintam-se livres para comentários ou correções:

Românico


Gótico


Renascentista


Barroco


Rococó


Eclético


Moderno


Minimalista


Impressionista


Construtivista


Op-art


Pop-art


Pós-Moderno


Para os estilos omissos, qual a sugestão?

3 comentários:

F disse...

ok, o ornitorrinco pode ser pos moderno, mas ainda acho que ele eh mais pra dadaista. a lagosta, eh futurista e essa medusa nao eh muito gotica nao, a abobada dela eh de arco pleno, acho que a lula eh gotica, olha como forma uma ogiva.

Diogo de Lima disse...

A escolha da medusa foi por dois motivos: primeiro porque ela fica na vertical, enquanto a lula nada deitada, e outro foi pela transparência da medusa. Um dos elementos principais do período gótico era a busca por uma aparência etérea.
Mas é verdade, a lagosta é bem Arquigram.

Diogo de Lima disse...

Ops, Archigram, aportuguesei o nome...

 
BlogBlogs.Com.Br