2 de fevereiro de 2010

Playlist #3

Nessas férias, como é meu costume, eu coloquei no meu mp4 uma porção de coisas para ouvir, principalmente alguns discos que eu escutei pouco e que eu achava que mereciam uma segunda avaliação. No fim, eu sempre acabo escolhendo uma coisa ou outra e fico nisso o tempo todo. Ano passado, eu devo ter escutado Close to the Edge, do Yes, umas 30 vezes durante as férias - e, para uma música de 18 minutos, isso é muita coisa.

Esse ano, eu peguei os primeiros discos do Pink Floyd, da primeira fase da banda, para recordar um pouco. Explico: quando eu decidi que ia conhecer Pink Floyd, eu peguei os primeiros discos, ouvi e achei um saco, muito barulho, ruído e experimentalismo demais pra minha cabeça. Não gostei. Eu só fiquei realmente fã da banda quando conheci a fase progressiva do Pink Floyd (que são apenas 4 discos: The Dark Side of the Moon, Wish You Are Here, Animals e The Wall). Então, durante a viagem, eu resolvi me reconciliar com a fase psicodélica/experimental do Pink Floyd. 

Eu ainda não gosto de toda aquela parafernália de sons desconexos, então não selecionei nenhuma das músicas mais viajandonas, mas redescobri uma porção de músicas bacanas dessa fase - ao menos, o suficiente para montar uma playlist. Incluí na seleção todos os discos de 1967 a 1971 (6 álbuns), contando com o  Atom Heart Mother (70), que os próprios Waters e Gilmour dizem que é lixo, e Meddle (71), que pra mim é um disco de transição. Não selecionei nenhuma música do Ummagumma (69) simplesmente por não achar legal.

Então, chega de papo, está no player ali na barra lateral (acho que agora achei a skin mais adequada para ele), e vocês podem acessar a playlist anterior aqui. E vale lembrar, pra quem tem preconceito e acha que música experimental é só barulho estranho, que experimentar também significa tocar blues e jazz, se esse não é o som "padrão" da banda.

Playlist #3 - As melhores do Pink Floyd psicodélico/experimental

1 - See Emily Play (faixa 1 - The Piper at the Gates of Dawn, 1967- a primeira música do primeiro disco)
2 - San Tropez (faixa 4 - Meddle, 1971)
3 - Lucifer Sam (faixa 4 - The Piper...)
4 - Corporal Clegg (faixa 4 - A Soucerful of Secrets, 1968)
5 - Scarecrow (faixa  - The Piper...)
6 - The Gnome (faixa  - The Piper...)
7 - Matilda Mother (faixa  - The Piper...)
8 - If (faixa 2 - Atom Heart Mother, 1970)
9 - Summer '68 (faixa 3 - Atom Heart Mother) 
10 - The Nile Song (faixa 2 - Trilha sonora do filme More, 1970)
11 - Ibiza Bar (faixa 09 - More - música gêmea de The Nile Song. Como não consegui decidr qual era melhor, coloquei as duas.)
12 - Fearless (faixa 3 - Meddle)
13 - Bike (faixa 12 - The Piper...)

Playlist #3



Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br